Como tirar o passaporte brasileiro

Como tirar o passaporte brasileiro

COMO TIRAR O PASSAPORTE BRASILEIRO

 Pensando em viajar e não sabe como tirar o passaporte? A Sky câmbio criou este post com um passo a passo simples e dicas para sua dúvidas.

Acima de tudo, tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional seja aos Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país fora do Mercosul.

Desde já, listamos de forma prática o que fazer para não perder mais tempo e tirar seu passaporte o mais breve possível.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

Primeiramente, você deve preencher um formulário com a sua solicitação no site da Polícia Federal.

São quatro telas que pedem informações pessoais, documentos, dados complementares e no final você terá um resumo de tudo isto para conferir.

Lembre-se de não usar o botão “voltar” do navegador pois todos os dados serão perdidos.

Portanto, utilize apenas os botões do próprio formulário, que estão no rodapé da página.

De antemão uma das maiores dúvidas por exemplo é sobre como preencher nome e sobrenome.

O padrão é incluir todos os nomes próprios no primeiro campo e os sobrenomes no segundo.

A divisão correta torna o atendimento mais rápido, mas caso tenha preenchido errado não se preocupe: avise antes do atendimento no posto da PF e eles vão alterar para o padrão correto. Revisou e está tudo certo?

Então, confirme seus dados e posteriormente será gerado um protocolo com a sua solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Clique aqui para preencher o formulário.

Pagamento do boleto da GRU

Agora com o boleto em mãos é o momento de realizar o pagamento. O valor atual para tirar o passaporte é R$ 257,25.

Porém, somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal.

No entanto, o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.

Agende seu atendimento

Depois disso, aguarde a compensação, que geralmente demora de 24 a 72 horas úteis. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa, você pode agendar para todos de uma só vez.

Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, posteriormente o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles. Por questões de segurança, é possível reagendar apenas duas vezes a cada 30 dias.

Há diversos postos disponíveis para atendimento, mas as vezes é complicado conseguir agendar, sendo que alguns lugares são mais concorridos do que outros. Para resumir, considere ser atendido em um posto de atendimento de shopping, por exemplo, que costuma ser mais tranquilo do que posto de aeroportos.

Clique aqui para fazer agendamento para apresentação dos documentos.

Documentos  que  você  deve  levar

Atenção: Todo solicitante deverá apresentar documento de identificação, bem como aqueles que estiverem acompanhando o solicitante menor, se for o caso. Será recusado o documento que não permita a identificação plena do titular, ou seja, possuir foto muito antiga, rasura ou rasgo.

Também serão recusados, por não serem documentos de identificação: protocolos de solicitação de RG ou de qualquer outro documento de identificação; boletins de ocorrência; e passaportes de outra nacionalidade.

Na data agendada, você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal com os seguintes documentos.

Documentos  de  Identificação  aceitos:

  • Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública de qualquer estado (UF), ou por Comando Militar, por Ex-Ministério Militar, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Militar, ou por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei, ou
  • Carteira funcional expedida por órgão público, desde que reconhecida por Lei Federal como documento de identidade válido em todo território nacional; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação ainda que vencida, expedida pelo Detran, desde que acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento; ou
  • Passaporte brasileiro ainda que vencido, emitido pela Polícia Federal ou pelo Ministério das Relações Exteriores; ou
  • Carteira de identidade do indígena; ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social ― CTPS; ou
  • Documento de identificação digital desde que reconhecido por Lei Federal como válido em todo território nacional.

Passaporte anterior brasileiro, se houver, e se ainda estiver válido no dia do atendimento presencial. No entanto, caso tenha sido roubado ou furtado, deve ser apresentado Boletim de Ocorrência da Polícia Civil com a devida tipificação.

Menor de 18 anos

  • Autorização para emissão de passaporte brasileiro ao solicitante menor de 18 anos, a não ser que o menor seja emancipado e comprove sua emancipação. Além disso, menor e quem estiver lhe acompanhando devem apresentar documento de identificação.
  • Fotografia facial recente no caso de solicitante menor de 5 anos. A criança deve comparecer ao atendimento e a fotografia deve ser colorida, tamanho 5×7, sem data e de fundo branco.

Solicitante que já teve alguma alteração no nome

  • Certidão que demonstre todos os nomes anteriores e atual, na solicitação do primeiro passaporte, ou que demonstre todos os nomes adotados após a emissão do último passaporte.

Naturalizado solicitando primeiro passaporte

  • Documento referente à naturalização, para naturalizados que estejam solicitando seu primeiro passaporte: se a naturalização ocorreu antes de 21/11/2017, o naturalizado deve apresentar RG com portaria de naturalização ou Certificado Naturalização; se a naturalização ocorreu após 21/11/2017, o naturalizado deve informar data de publicação da naturalização no Diário Oficial.

Solicitante que tinha entre 18 e 70 anos na última eleição

  • Deve estar em situação eleitoral regular todo brasileiro alfabetizado que tinha idade entre 18 e 70 anos na última eleição. Não sabe sua situação? Consulte o site do TSE.

Homem que completa 19 a 45 anos nesse ano

  • Deve estar regular com o Serviço Militar todo brasileiro do sexo masculino que complete entre 19 a 45 anos no ano corrente.

Casos de urgência

  • Comprovação da urgência: documentos que demonstrem a situação de urgência, seja ela de trabalho, estudo, saúde, ajuda humanitária, catástrofes naturais, situações que não poderiam ser previstas pelo titular etc.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro, consulta realizada em 16/05/2021 às 11:44.

 Compareça  ao  Posto  da  Polícia  Federal

Acima de tudo, na data agendada compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação original listada acima.

A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF.

A Polícia Federal recomenda chegar ao posto com 15 minutos de antecedência.

Você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais, assinatura e para que tirem sua foto.

Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega.

Clicando aqui certamente você pode consultar o andamento do seu pedido no site da PF.

Se você for renovar o seu passaporte, lembre-se que é obrigatório levar o anterior. Além disso, os demais documentos necessários para dar entrada no passaporte listados acima serão necessários.

Importante

Não é necessário levar fotografia. No entanto, crianças com menos de 03 anos devem levar fotografia facial no tamanho 5×7 recente, colorida e com fundo branco.

O  passaporte  ficou  pronto 🙂

Depois disso, compareça então ao posto com um documento de identidade original e faça a retirada de seu passaporte.

A entrega é feita apenas ao titular, no entanto, no caso de menores de idade, eles devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Se não for retirado em até 90 dias, o passaporte será cancelado.

A validade do passaporte é de dez anos. Portanto, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo as nossas dicas de como tirar seu passaporte.

Finalmente , não esqueça após tirar seu passaporte de consulte a Sky câmbio para adquirir sua moeda estrangeira e vários outros produtos que te ajudarão na sua viagem ao exterior 😉 Chame no WhatsApp.

 

 

Menu