Dicas para comprar dólar mais barato

Dicas-para-comprar-dolar-mais-barato

Dicas para comprar dólar mais barato

Esta atrás de algumas dicas para comprar dólar mais barato e economizar em minha viagem internacional?

Com o dólar nas alturas nos últimos meses, fica um pouco mais complicado planejar sua viagem para o exterior. Em outras palavras, é preciso pesquisar todas as opções para o câmbio das moedas estrangeiras disponíveis, e encontrar àquela que mais se adequa à sua necessidade.

O cartão de crédito internacional é sempre lembrado como uma opção, mas com IOF (imposto cobrado para transações no exterior) de 6,38%, e as oscilações no mercado de câmbio nos últimos meses, perdeu toda sua atratividade e deve ser usado apenas em casos de emergência.

As outras opções por exemplo são os cartões pré-pagos internacionais, remessas internacionais que podem ser sacadas em pontos no exterior e o bom e velho e papel moeda, popularmente conhecido como dinheiro em espécie.

Portanto, leia nossa publicação e confira algumas dicas para comprar dólar barato e aproveitar sua viagem.

  • Faça o planejamento de seus gastos 

Se você já está com sua viagem marcada ou ao menos já tem uma ideia de quando pretende ir, comece o quanto antes qual será seu orçamento e qual será a necessidade de dólar que irá precisar.

Faça uma estimativa do que pretende gastar, considerando as despesas que você pretende pagar no seu destino em dinheiro.

Leve em consideração por exemplo gastos com alimentação, transporte, eventuais compras e um valor extra para o caso de uma emergência.

Ainda não temos como adivinhar quando o dólar ficará mais barato, infelizmente.

Com o valor que pretende adquirir fechado a dica então é ir comprando pequenas quantias de dólar durante o período que antecede sua viagem. Pode ser uma vez ao mês, a cada quinze dias ou mesmo semanalmente.

Com isso, você consegue obter um preço médio com todas as suas compras. Sendo assim, não pagará a cotação mais baixa, mas também não ficará apenas com a mais alta.

Comprar toda a quantia de uma única vez provavelmente sairá mais caro.

  • Para comprar dólar barato pesquise com frequência em uma casa de câmbio de confiança

Sempre compre suas moedas em casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central, com isso, você terá muito mais segurança e tranquilidade para adquirir seus produtos.

Fuja da tentação de comprar moeda estrangeira de “doleiros” ou em casas de câmbio de reputação duvidosa. O barato pode sair caro.

Além do risco de estar adquirindo uma moeda falsa, você pode chegar a nem receber sua compra no caso de uma operações on-line.

Existem algumas formas que ajudam a encontrar dólar mais barato. A mais simples é acompanhar as notícias econômicas e quando houver quedas significativas nas cotações efetuar a compra conforme sua disponibilidade.

No entanto, como cada casa de câmbio tem seu preço, infelizmente você terá que acompanhar os preços com alguma frequência. Algumas lojas passam as cotações de forma simples e prática pelo WhatsApp, isso facilita bastante seu processo de procura.

Se quiser saber o preço do dólar agora, clique aqui e já te passaremos.

  • Fuja de seu banco

Existem algumas agências bancárias que oferecem o serviço compra e venda de moedas estrangeiras. Além disso, algumas delas, possuem até mesmo caixas eletrônicos com a opção de saque em moeda estrangeira. Essa opção pode oferecer uma comodidade para correntistas.

No entanto, é bom se informar antes quais serão todas as taxas e tarifas cobradas pelo serviço.

Mas na maioria dos alguns bancos existe a cobrança de valores fixos de taxa de contrato/serviço que podem chegar a até R$ 100,00 por transação, o que para compras de valores menores poderá tornar o preço final muito mais alto.

  • Nunca faça câmbio nos aeroportos ou no país de destino

As casas de câmbio localizadas nos aeroportos são sempre a pior opção para adquirir suas moedas estrangeiras. As taxas praticadas são absurdas e com certeza você perderá muito dinheiro.

Já no exterior, dependendo do país, você até conseguirá trocar os seus reais por dólares em outro país. Mas, além da dificuldade de encontrar casas de câmbio que aceitem reais você terá o problema das cotações.

No entanto, como o real não é uma moeda com muita aceitação no mercado internacional, por conta disso, ela não é atrativa para as casas de câmbio lá fora o que impacta diretamente o preço pago por ele.

  • Antes de pensar em usar avalie quanto custará utilizar o seu cartão de crédito internacional

Não há discussões que uma das maneiras mais práticas de se efetuar compras no exterior é usando o cartão de crédito internacional.

No entanto, ela não será a opção mais barata. É prudente saber quais serão os custos que incidirão sobre o uso para evitar surpresas desagradáveis ao receber a fatura.

Todas as compras feitas no exterior com o cartão de crédito terão a cobrança de IOF no valor de 6,38%.

Com novas regras impostas pelo Banco Central, desde 2020 as administradoras de cartão de crédito são obrigadas a utilizar o câmbio do dia da compra e não mais o do dia do fechamento da fatura, como ocorria antigamente.

Mas mesmo com esta mudança é fria utilizar o cartão de crédito, pois, praticamente todos os banco utilizam a cotação do câmbio turismo do dia da compra.

Sendo assim, somando o câmbio do dólar turismo e o IOF de 6,38% suas compras ficarão bem mais salgadas na hora de pagar a fatura.

  • Cartão pré-pago internacional

O cartão pré-pago internacional funciona da mesma maneira que o seu cartão de crédito, com uma pequena diferença. Como o próprio nome diz ele é pré-pago, ou seja, você sabe antes quanto custou.

Agora as vantagens. Você sempre saberá de antemão quanto custou carregar aquela quantia determinada de dólares no seu cartão.

Em caso de perda ou roubo um novo cartão lhe será fornecido no exterior em no máximo 48 horas, com o saldo que você tinha.

cartao-pre-pago-internacional
Cartão pré pago internacional

Além disso, caso seu saldo acabe é possível você mesmo recarregá-lo estando no exterior ou até algum parente que esteja aqui no Brasil lhe enviar dinheiro.

Como permite acompanhamento de todas os gastos é muito utilizado por pais que mandam filhos ao exterior para intercâmbio.

Vamos falar da desvantagem dele. O IOF também é de 6,38% como no cartão de crédito.

  • Remessas internacionais

Seguindo com nossas dicas para comprar dólar barato você também pode fazer uma remessa internacional para você mesmo e sacá-la em dinheiro no exterior em um posto de atendimento.

Por conta de sua ampla rede de atendimento a Western Union, com mais de 500.000 pontos, é sempre uma boa opção para estas operações.

A vantagem aqui fica por conta do fato de você não precisar sair do Brasil já carregando um monte de dinheiro. Você poderá fazer o saque, conforme sua necessidade lá no exterior.

Qualquer um faz  remessa Western Union que é disponibilizada para saque em até 10 minutos no exterior, é muito rápido e prático. Além disso, você tem até 30 dias para sacar sua remessa.

  • Dinheiro em espécie

É sem dúvida a forma mais barata e simples de levar seus dólares para o exterior.

É aceito em qualquer lugar, todo mundo conhece, não depende de internet, Wi-fi ou energia elétrica.

O IOF para moedas em espécie é de 1,10%, ou seja, bem inferior ao cobrado pelos cartões tanto de crédito, quanto de débito.

Se você perder ou for assaltado não há como recuperar, deve ser sempre bem guardado.

A cesta ideal de produtos e que funciona quando viajamos é levar a maior parte em dinheiro em espécie, um cartão pré-pago com uma parte menor e o cartão de crédito para uma eventual emergência.

Uma última dica: não guarde seu dinheiro, cartão pré-pago e de crédito no mesmo lugar. Se perder sua mochila ou tiver problemas parecido você ainda terá reservas em outros lugares 🙂

Agora que já viu todas nossas dicas para comprar dólar barato é só se programar.

Se quiser acompanhar as cotações nos chame no WhatsApp que em instantes te passaremos nossa cotação que com certeza será uma das mais baixas, se não for a mais baixa que você encontrará em suas pesquisas 😉

Em conclusão, não esqueça de adicionar nosso número para poder nos chamar sempre que precisar. Inscreva-se em nosso canal no Youtube e fique por dentro de todas as novidades para quem vai ao exterior.