Foi viajar e surgiu uma dúvida cruel. Passaporte: Levar nos passeios ou deixá-lo no Hotel?
Perder ou ter o passaporte roubado/furtado é um dos maiores medos de quem viaja ao exterior, e, esta preocupação faz muito sentido.
Afinal este tipo de situação desencadeia dores de cabeça inimagináveis e pode colocar em risco toda a sua viagem.
Você não poderá sair do país onde está até que a Embaixada Brasileira lhe forneça um passaporte temporário. E até isto acontecer, você já perdeu tempo, dinheiro e ganhou preocupações.
O que fazer então?
Para minimizar os riscos a sugestão é: sempre deixe o passaporte original guardado no cofre do hotel.
Tire cópias e fotos da folha com seus dados no seu passaporte. Se estiver em um país onde há exigência de visto, tire dele também.
Leve sempre sua carteira de motorista com você. Fora do Mercosul ela não tem validade como documento oficial, mas é melhor do que nada.
Não tem cofre no quarto?
Coloque seu passaporte na mala de viagem com cadeado e deixe-a sempre trancada.
Leve em consideração o tipo de hotel em que você está hospedado, pois, em locais mais simples o risco de deixar no quarto pode não valer a pena.
Alguns hotéis não oferecem cofres nos quartos, mas é possível deixar seus pertences no cofre próprio deles. Verifique com a recepção se há essa possibilidade.
Solicitaram meu passaporte e agora?
Ande sempre com as cópias e fotos, pois, em alguns lugares e ao realizar compras com cartão de crédito poderão solicitar um documento com foto.
Caso ocorra algum problema em seus passeios e alguma autoridade solicite seu passaporte, informe ao mesmo que ele está no hotel e que é possível ir até o local para pegar.
Ele pode aceitar as cópias ou mesmo a carteira de motorista e le liberar sem maiores problemas.
Cada país tem autonomia para tratar do assunto da forma como entende ser a correta, tudo depende muito do entendimento da autoridade que irá te abordar.
Entretanto, caso não apresente o passaporte original entendemos que será muito improvável que seja detido ou tenha maiores dificuldades.
Vale sempre destacar: sempre trate com respeito e educação qualquer autoridade policial que lhe aborde.
Resumindo
O medo de perder o passaporte faz todo sentido. Afinal, estamos longe de casa e em algumas situações nosso conhecimento da língua nativa não é tão bom assim.
Entre ser abordado e não ter o passaporte em mãos e ter que me justificar ou correr o risco de perder ou tê-lo furtado, fico com a primeira opção.
Será sempre mais fácil de obtermos a solução.
Boa Viagem e lembre-se, ao viajar para o exterior sempre compre suas moedas em locais credenciados pelo Banco Central para não ter surpresas desagradáveis.
Se tiver dúvidas sobre este e outros assuntos chame uma de nossas especialistas pelo WhatsApp.